domingo, 28 de junho de 2009

Sushi, Sashimi, Churrasco e Kibe Cru

Durante a gestação as futuras mamães não podemos comer carnes cruas. Para quem me conhece sabe que eu sou completamente apaixonada por comida japonesa (eu simplesmente almoçava TODOS os dias sushi e sashimi), churrasco MUITO mal-passado e que ultimamente eu só queria comer o Kibe cru do Almara cheio de azeite de oliva ! Será que já era um desejo de grávida ?
As gestantes não podem comer carnes cruas por causa do risco de contaminação pela bactéria da Salmonela* e do parasita da Toxoplasmose**, que podem estar presentes em algumas carnes (e também ovos e verduras) e que quando pouco cozidas ou cruas podem ser transmitidas à gestante - e consequentemente ao bebê.
Esta é mais uma reestruturação no meu cardápio para que o bebê nasça forte e saudável...mas assim que ele nascer vou me esbaldar um uma porção bem generosa de comida japonesa, se possível ainda no Hospital, e comer o churrasco com carne quase crua preparado pelo G e pelo meu pai !! Será que é possível ?

* Salmonelose é infecção por uma bactéria chamada salmonela que vive no intestino de humanos e outros animais, incluindo aves. Salmonela geralmente é transmitida para humanos ao ingerir alimentos contaminados com fezes de animais. Alimentos contaminados freqüentemente parecem normais e sem cheiro estranho. As comidas contaminadas geralmente são de origem animal, como bife, frango ou ovo, porém todos alimentos, incluindo vegetais, podem ser contaminados. Muitos alimentos crus de origem animal são contaminados, porém afortunadamente cozinhar cuidadosamente mata a salmonela.

** A Toxoplasmose é uma doença causada pelo parasita Toxoplama Gondii. A contaminação freqüentemente ocorre pela ingestão de carnes não bem cozidas que estão contaminadas pelo toxoplasma.

Um comentário:

  1. Pati, estou adorando o blog e impressionada com o nível de informação dessa mamãe de primeira viagem! Continue assim... teu nenem vai nascer cheio de saúde e, nem preciso dizer, com muito, muito amor!

    ResponderExcluir