domingo, 28 de junho de 2009

Revistas de 30 anos atrás

Minha mãe (vóvó coruja) me enviou pelo correio duas revistas de quando ela estava grávida de mim, ou seja, há mais de 30 anos atrás. Os assuntos são os mesmos: como calcular o período de gestação, enjôos, alimentação, aumento de peso, a escolha dos nomes, exercícios físicos, etc.
Entre todos os assuntos o único que percebi uma diferença na orientação atual foi sobre exercícios físicos. Há 30 anos atrás a recomendação era de mais repouso para a gestante, sendo liberado unicamente a natação. Hoje os médicos e as pessoas no geral dizem que a gestante pode fazer tudo (menos exercícios de confronto direto: futebol, basquete...), pois não tem perigo, é saudável e ainda ajuda na dieta.
Eu quando estava com 7 semanas tive um pequeno descolamento de placenta (por isto precisarei tomar Utrogestan até a 12ª semana) e meu médico me aconselhou a não fazer mais ginástica (que eu fazia religiosamente 6 vezes por semana) se eu não me sentisse confortável. Obviamente eu parei, pois ficaria preocupada ou me sentindo culpada se alguma coisa acontecesse com o bebê. Além do mais meus enjôos me deixam bastante indisposta e o friozinho desanima qualquer um, então, até a 12ª semana é repouso e repouso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário