Minha mãe (vóvó coruja) me enviou pelo correio duas revistas de quando ela estava grávida de mim, ou seja, há mais de 30 anos atrás. Os assuntos são os mesmos: como calcular o período de gestação, enjôos, alimentação, aumento de peso, a escolha dos nomes, exercícios físicos, etc.
Entre todos os assuntos o único que percebi uma diferença na orientação atual foi sobre exercícios físicos. Há 30 anos atrás a recomendação era de mais repouso para a gestante, sendo liberado unicamente a natação. Hoje os médicos e as pessoas no geral dizem que a gestante pode fazer tudo (menos exercícios de confronto direto: futebol, basquete...), pois não tem perigo, é saudável e ainda ajuda na dieta.
Eu quando estava com 7 semanas tive um pequeno descolamento de placenta (por isto precisarei tomar Utrogestan até a 12ª semana) e meu médico me aconselhou a não fazer mais ginástica (que eu fazia religiosamente 6 vezes por semana) se eu não me sentisse confortável. Obviamente eu parei, pois ficaria preocupada ou me sentindo culpada se alguma coisa acontecesse com o bebê. Além do mais meus enjôos me deixam bastante indisposta e o friozinho desanima qualquer um, então, até a 12ª semana é repouso e repouso.
domingo, 28 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário