domingo, 29 de novembro de 2009

31 SEMANAS: Contrações de Braxton Hicks


31ª semana

A medida do feto essa semana é de 28cm e já pesa 1600g.

A estrutura óssea do bebê se fortalece. A íris que era opaca torna-se colorida. Agora o crescimento irá diminuir, o bebê ganhará peso. Conforme o bebê vai
crescendo e precisando mais de espaço dentro do útero, o líquido amniótico diminui.

Nessa fase de gestação, a mamãe ainda vai sentir dores nas costas, pois os músculos de sustentação começam a contrair e relaxar.

O útero está a 11cm acima do umbigo. Dormir de maneira agradável fica cada dia mais difícil. Está chegando o dia!

Segurança

Sua barriga está grande e redonda e ao usar o carro o cinto de segurança é extremamente desconfortável, não é?

Lembre-se que o cinto é um equipamento para sua segurança e obrigatório.

Para melhor acomodação, o cinto deve ser de três pontos e use-o na altura dos quadris, abaixo da barriga. Ajuste-o para não te machucar.

Não esqueça que daqui algumas semanas um pequeno ser também usufruirá o carro e também precisa de segurança. A cadeirinha de carro é um dos equipamentos mais importantes, pois o bebê irá usá-la logo que sair da maternidade.

Pode ter certeza que o bebê estará mais protegido na cadeirinha do que em seus braços.

Contrações de Braxton Hicks

As contrações chamadas de Braxton Hicks normalmente começam a aparecer por volta da vigésima semana de gestação. Essas contrações podem ser sentidas mais cedo ou com maior intensidade se for a segunda ou terceira gestação. Você perceberá os músculos do seu útero contraindo-se por 30 a 60 segundos. Entende-se que o útero está exercitando-se, preparando-se para as contrações verdadeiras de trabalho de parto que ajudarão a empurrar o bebê quando chegar a hora de nascer.

Nem todas mulheres sentem essas contrações esporádicas e normalmente indolores, que ganharam esse nome de John Braxton Hicks, um doutor inglês que foi o primeiro a descrevê-las em 1872.

Essas contrações iniciam-se na parte superior do útero e vão gradualmente descendo antes de relaxar novamente. As contrações do trabalho de parto são mais prolongadas e bem mais intensas que as Braxton Hicks. Para a mulher que esteja em sua primeira gestação pode vir a pergunta em sua mente: "Como saberei diferenciar as Braxton Hicks das contrações verdadeiras?“ A resposta pode parecer vaga mas, é praticamente impossível não diferenciá-las no momento em que o trabalho de parto efetivamente se iniciar.

Mesmo sendo indolores, essas contrações podem ser desconfortáveis. As Braxton Hicks podem aparecer enquanto a mãe está exercendo alguma atividade física mesmo as que requerem pouco esforço físico como tirar compras do carro. Se você sentir desconforto deite-se e relaxe por alguns minutos, se não melhorar, caminhe devagar pelo ambiente. De maneira geral, mudar totalmente a posição do corpo pode fazê-las parar por completo.
É recomendável beber bastante água para ajudar a minimizar as contrações que também podem ter sido causadas por desidratação. Em geral, uma falta de líquidos torna seu útero mas irritável - mais uma das muitas razões para beber muita água enquanto você estiver grávida, pelo menos oito copos de água por dia. Não se esqueça.

Porém, comunique seu médico se as Braxton Hicks vierem acompanhadas dos seguintes sintomas:

* Dor na parte inferior das costas
* As contrações forem regulares e seu intervalo estiver diminuindo
* Perda de líquidos através da vagina


Estes sintomas podem indicar o início do trabalho de parto, até mesmo um parto prematuro, e exigem atenção médica.

domingo, 22 de novembro de 2009

30 SEMANAS: 7 meses e meio de gestação


30ª semana

A medida do bebê deve estar em torno de 27cm e seu peso 1350g.
Olivia está com 38cm e pesando 1413g.

O bebê já passa a ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Nas menininhas, o clitóris está bem à vista, pois os pequenos lábios ainda não o cobriram.

Nesse terceiro trimestre, o bebê precisa de muitos nutrientes. Faça uma alimentação saudável.

A mamãe poderá sentir-se incomodada ao dormir. A posição ideal é deitar-se do lado esquerdo, porque exige menos esforço e facilita a circulação placentária.

Chá de bebê

Vai realizar o chá de bebê? Então está na hora de começar a idealizá-lo. Primeiro decida quem vai convidar e os presentes que estão faltando no enxoval do bebê ou que deseja ganhar.

Em seguida, escolha alguém para organizar tudo isso para você, já que não pode saber o que vai ganhar de quem.

Divirta-se!

CHÁ DE FRALDAS: Fotos






<


CHÁ DE FRALDAS em PORTO ALEGRE

OLIVIA em 3D: A cara do PAPAI


domingo, 15 de novembro de 2009

29 SEMANAS: 8º Mês Lunar


8º mês lunar - 29ª semana

O comprimento do bebê esta semana é de 26cm e seu peso de 1250g.
Olivia está com 33cm e pesando 1400g.


O bebê muda de posição constantemente, adora brincar com o cordão umbilical. Que espuleta, já gosta de brincar! A pele enrugada já desaparece por causa da camada de gordura e está avermelhada.

Mesma situação encontra-se o sistema nervoso central, também bem desenvolvido e já permite que o bebê controle sua temperatura a partir do nascimento.

O colostro pode sair do seu peito, com uma aparência amarelada. Seus pés estão maiores. Dessa forma, use calçados confortáveis.

Nesse período, é comum a mãe começar a ficar ansiosa para o término da gravidez. Há um aumento na secreção vaginal.

Inchaço:

A redução do fluxo de sangue no corpo da mamãe pode causar inchaço nas pernas e nos pés, provocando dores e varizes. Para amenizar os sintomas, é importante fazer caminhadas leves, evitar ficar em pé por muito tempo, tomar muito líquido, descansar com os pés mais elevados que os quadris e usar meias elásticas, necessárias para evitar a formação de varizes.

Se você já possui varizes, as meias devem ser postas de manhã, ainda deitada e só retiradas à noite na hora de ir para a cama. Desta forma você evita complicações durante o parto e puerpério.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SINUSITE durante a GESTAÇÃO

A sinusite é uma das doenças mais comuns relacionadas ao sistema respiratório.

Ela se caracteriza pela inflamação dos seios da face.

Esses seios nada mais são do que cavidades dentro do osso da face.

Os seios frontais se localizam na testa, um pouco acima dos olhos; os maxilares ficam ao lado do nariz; os etmóides são entre os olhos; e na parte posterior da cavidade nasal se localiza o seio esfenóide.

Todas essas cavidades se comunicam com o nariz e são revestidas pela mucosa nasal, que é uma membrana que secreta muco.

Quando há congestão nessa membrana, como no caso de resfriado ou rinite alérgica, por exemplo, ocorre um acúmulo de secreção nos seios da face.

Essa secreção vai fazer uma pressão na cavidade em que estiver localizada, causando infecção, dor de cabeça, febre, sensação de peso, secreção amarelada acompanhada de tosse, sintomas característicos da sinusite.

Uma das causas da sinusite pode ser uma gripe mal curada, mas isso não significa que todos que tiveram gripe vão sofrer de sinusite, pois algumas pessoas apresentam uma predisposição maior do que outras para desencadear alguns fatores referentes à doença.

Essa predisposição pode ser uma rinite ou até mesmo uma alteração anatômica, como um desvio do septo nasal.

A gravidez é um momento onde ocorrem modificações hormonais que podem provocar congestão nasal.

A sinusite é a complicação mais freqüente, pois a imunidade da mulher se altera durante a gravidez, facilitando a instalação da infecção bacteriana.

Os sintomas principais da sinusite são: dor de cabeça, obstrução nasal persistente, secreção catarral do nariz, febre ou mal estar. Em algumas pessoas pode se manifestar apenas com acessos de tosse, piorando à noite.

Outras situações podem provocar uma rinite hormonal, como por exemplo em algumas doenças da tireóide. Na gravidez, a presença dos hormônios (estrogênio e progesterona) ativa as glândulas e aumenta o volume sanguíneo local.

Por isso, toda grávida, mesmo que não seja alérgica, apresenta uma tendência para obstrução das narinas que costuma desaparecer após o parto. Seria de se esperar que se a mulher fosse portadora de uma rinite alérgica antes de engravidar, teria mais propensão à piora na gestação. Entretanto, estudos científicos mostram que enquanto algumas pioram, outras até melhoram ou não modificam o padrão da rinite durante a gestação.

Aproveito para lembrar que a rinite deve ser tratada adequadamente durante a gravidez, pois a manutenção da obstrução nasal persistente pode provocar complicações como sinusite, tosse crônica, respiração bucal e piora ou surgimento de asma durante a gravidez. Por isso, é importante que a gestante alérgica seja acompanhada por médico especialista, em conjunto com o obstetra. Existem medicações adequadas e seguras para uso na gestação e na amamentação.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Como tratar a gripe durante a gestação?


Anti-gripais são terminantemente proibidos nessa fase da vida da mulher.

Gripe forte desanima qualquer pessoa. Mas, para mulheres grávidas, o desconforto é ainda maior. Os sintomas e o mal-estar são potencializados e o tratamento limitado, pois há medicamentos que podem fazer mal à mãe e ao bebê. Então surge a dúvida: como tratar esse tipo de infecção viral no período da gestação?

Assim que a grávida perceber alguns sintomas de gripe, deve procurar orientação médica para que o quadro não se complique. “O problema não é a própria gripe, mas o desenvolvimento de infecções secundárias, comopneumonia, sinusite, faringite ou amidalite”, explica Lizandra Marcondes, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Camilo, em São Paulo.

Antes de pensar nos remédios que serão indicados pelo médico, a gestante precisa se alimentar bem – comer frutas e verduras – e tomar muito líquido. Com o diagnóstico, o tratamento pode começar efetivamente.

Apesar da eficiência, os anti-gripais são proibidos. “Estes medicamentos contêm vasoconstritores como a epinefrina, que pode levar à queda de pressão e causar taquicardia na gestante”, diz Lizandra. Descongestionantes nasais também são contra-indicados e devem ser substituídos pelo soro fisiológico ou soluções hipertônicas para uso nasal.

Uma das formas de evitar fortes infecções virais é tomar a vacina da gripe, que é liberada para as gestantes. Medicamentos mais fortes são usados somente em último caso, quando a mulher não melhora com o tratamento tradicional.

O que é permitido?

A gripe de grávidas é tratada sintoma a sintoma. Para dores de cabeça, no corpo e febre, é preferível a indicação do paracetamol, que não age na pressão arterial e pode ser tomado por um período de tempo mais longo. A vitamina C é utilizada tanto na alimentação quanto em forma de cápsulas efervecentes – cerca de 1 grama por dia. “Ela não tem ação nenhuma sobre a gripe, mas melhora a imunidade da gestante”, explica Lizandra Marcondes.

Associar própolis ou mel ao tratamento é interessante, pois estas substâncias naturais atuam na imunidade local. Se a gestante está com dor de garganta, pode borrifar própolis para não ter infecção naquela região.

Mas, acima de qualquer coisa, é fundamental que, durante o pré-natal, a mulher mantenha contato freqüente com seu médico.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

28 SEMANAS: 7 MESES de GESTAÇÃO


28ª semana

A medida do bebê é de 25cm. O seu peso está em torno de 1100g.

Os cabelos estão mais compridos e o cérebro bem ativo com formação de dobras específicas. Na 28ª semana, o bebê começa se mexer menos, mas ainda tem espaço para isso.

Enquanto isso, a barriga da mamãe só cresce. O útero está a 8cm acima do umbigo. A dificuldade para respirar a acompanhará até o fim da gestação. Você deve ter ganhado uns 10 quilos.

Não estranhe se aparecer uma linha escura que vai do umbigo até os pêlos pubianos, chamada de linha negra. Tende a desaparecer até 12 meses depois do nascimento.

Se fizer mais de 5 anos da última vez que realizou a vacina dupla ou a tríplice, está na hora de programar a sua vacinação antitetânica para prevenir o tétano umbilical, muito comum antigamente e em partos domiciliares.

Diabetes gestacional
Cuidado com a glicose excessiva no sangue. Isso acontece também em mulheres não diabéticas, que desenvolvem diabetes durante a gravidez. Tende a desaparecer depois do nascimento do bebê. Mulheres obesas ou que tenham parentes de 1º grau com diabetes têm maior probabilidade de apresentar a doença.

O diagnóstico é feito através do exame de glicemia em jejum.

É perigoso e pode causar parto prematuro, aumento de peso do bebê e ele pode ir para UTI quando nascer por hipoglicemia.

A mamãe diabética precisa seguir rigorosamente uma dieta específica orientada pelo médico.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Gravidez gera transformações em todo o corpo

EXERCÍCO FÍSICO na gravidez REDUZ risco de SOBREPESO no bebê (e na MAMÃE)


Praticar exercícios durante a gravidez diminui o risco de dar à luz um bebê com excesso de peso ao nascer. A conclusão é de um estudo norueguês, feito pelo Instituto de Saúde Pública da Noruega, em Oslo.

Para chegarem ao resultado, os pesquisadores avaliaram dados de 36.869 mulheres que tiveram gestações a termo.

Os autores também ajustaram informações que poderiam interferir no excesso de peso, como idade materna, número de filhos, hipertensão, diabetes e pré-eclâmpsia, entre outros.

As grávidas responderam a dois questionários sobre hábitos de atividade física entre a 17ª e a 30ª semana de gravidez.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

27 SEMANAS


27ª semana

A medida do bebê é de 24cm e seu peso é de 1000g (1 Quilo).

As funções do cérebro do bebê se aprimoram cada dia mais. Já tem enormes chances de viver sem seqüelas se nascer prematuramente, mas terá que ficar em incubadora, pois não tem gordura suficiente para deixar seu corpo aquecido.

O útero da mamãe encontra-se a 7cm acima do umbigo.

A taxa de colesterol pode aumentar, mas é normal. A dificuldade de respirar também aumenta, o feto pressiona os pulmões.

Nunca esqueça de alimentar-se bem, o bebê necessita de muitos nutrientes sempre.

Curso para gestantes
Procure e faça um curso para gestantes.

Normalmente, os cursos são realizados nas maternidades e nas Unidades Básicas de Saúde do seu Estado. Nele você poderá tirar todas as suas dúvidas com profissionais da área de saúde sobre a gestação, conhecer melhor você e seu bebê, aprender a reconhecer quando chegar a hora do seu bebê nascer. Além disso, os cursos informam sobre amamentação e tipos de parto, momento do parto e os dias que se seguem após o parto.