terça-feira, 30 de junho de 2009

Torta de Espinafre: Ferro + Infância

O espinafre é um alimento muito rico em ferro, importantíssimo para prevenir a anemia nas gestantes. Além do mais tem pouquíssimas calorias (cada 100g possui apenas 18kcal) e pode ser preparado de várias formas: sopas, cremes, bolinhos, tortas salgadas, bolos doces, soufle, ao forno...
Na minha infância minha mãe constumava fazer Torta de Espinafre e nós adorávamos, pois era uma forma mais saborosa de comermos esta verdura. A natureza é muito sábia, pois justamente agora que eu preciso de ferro despertou em mim esta doce lembrança da infância e a vontade de comer a Torta de Espinafre da minha mãe.
Será que já é um desejo de grávida ?


INGREDIENTES:

1 colher(chá) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de cebola picada
1 1/2 xícara (chá) de espinafre cozido e picado
2 ovos
1 1/2 xícara (chá) de ricota
2 colheres (chá) de farinha de trigo
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca

MODO DE PREPARO

Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola, junte o espinafre e cozinhe rapidamente. Reserve. Em uma tigela, bata os ovos, junte a ricota e a farinha. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione o espinafre refogado e misture bem. Unte um refratário com margarina e coloque nele a mistura. Leve ao forno médio por 30minutos, ou até ficar assada.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Vovô Telmo e Vovó Joana

Primeiro trimestre de gestação + Avião = ???

Nada de barrigão ainda e isto só faz aumentar a ansiedade. Os enjôos continuam, às vezes melhores, às vezes piores. E a raiz do meu cabelo cada vez maior (ai meu Deus !).
Esta semana farei os exames pré-natais (VÁRIOSSSSS) e quinta-feira tenho consulta médica, mas na realidade o que mais quero é fazer mais um ultrassom para ver como o bebê está.
Quarta-feira teria uma reunião no Rio com um cliente mega importante, mas para não andar de avião até completar 3 meses de gestação participarei via "call". Assim como na quinta-feira, que eu deveria ir à Salvador para uma integração, não arriscarei pegar outro vôo mais longo ainda.
Minha mãe sempre diz que eu não devo pegar avião no início da gravidez - mães quase sempre têm razão -, e minha cliente fofa do Rio logo que eu liguei para contar que estava grávida ela disse: "Então tu não pode pegar avião, fazemos um "call" !".
Estranho, não ? Onde há fumaça, há fogo...
Está questão sobre: PRIMEIRO TRIMESTRE DE GESTAÇÃO + ANDAR DE AVIÃO = ainda não tem um resposta precisa, então ao invés de pagar para ver, irei me precaver.
Alguém tem alguma explicação ?

Vivi & Pati

domingo, 28 de junho de 2009

Sushi, Sashimi, Churrasco e Kibe Cru

Durante a gestação as futuras mamães não podemos comer carnes cruas. Para quem me conhece sabe que eu sou completamente apaixonada por comida japonesa (eu simplesmente almoçava TODOS os dias sushi e sashimi), churrasco MUITO mal-passado e que ultimamente eu só queria comer o Kibe cru do Almara cheio de azeite de oliva ! Será que já era um desejo de grávida ?
As gestantes não podem comer carnes cruas por causa do risco de contaminação pela bactéria da Salmonela* e do parasita da Toxoplasmose**, que podem estar presentes em algumas carnes (e também ovos e verduras) e que quando pouco cozidas ou cruas podem ser transmitidas à gestante - e consequentemente ao bebê.
Esta é mais uma reestruturação no meu cardápio para que o bebê nasça forte e saudável...mas assim que ele nascer vou me esbaldar um uma porção bem generosa de comida japonesa, se possível ainda no Hospital, e comer o churrasco com carne quase crua preparado pelo G e pelo meu pai !! Será que é possível ?

* Salmonelose é infecção por uma bactéria chamada salmonela que vive no intestino de humanos e outros animais, incluindo aves. Salmonela geralmente é transmitida para humanos ao ingerir alimentos contaminados com fezes de animais. Alimentos contaminados freqüentemente parecem normais e sem cheiro estranho. As comidas contaminadas geralmente são de origem animal, como bife, frango ou ovo, porém todos alimentos, incluindo vegetais, podem ser contaminados. Muitos alimentos crus de origem animal são contaminados, porém afortunadamente cozinhar cuidadosamente mata a salmonela.

** A Toxoplasmose é uma doença causada pelo parasita Toxoplama Gondii. A contaminação freqüentemente ocorre pela ingestão de carnes não bem cozidas que estão contaminadas pelo toxoplasma.

Revistas de 30 anos atrás

Minha mãe (vóvó coruja) me enviou pelo correio duas revistas de quando ela estava grávida de mim, ou seja, há mais de 30 anos atrás. Os assuntos são os mesmos: como calcular o período de gestação, enjôos, alimentação, aumento de peso, a escolha dos nomes, exercícios físicos, etc.
Entre todos os assuntos o único que percebi uma diferença na orientação atual foi sobre exercícios físicos. Há 30 anos atrás a recomendação era de mais repouso para a gestante, sendo liberado unicamente a natação. Hoje os médicos e as pessoas no geral dizem que a gestante pode fazer tudo (menos exercícios de confronto direto: futebol, basquete...), pois não tem perigo, é saudável e ainda ajuda na dieta.
Eu quando estava com 7 semanas tive um pequeno descolamento de placenta (por isto precisarei tomar Utrogestan até a 12ª semana) e meu médico me aconselhou a não fazer mais ginástica (que eu fazia religiosamente 6 vezes por semana) se eu não me sentisse confortável. Obviamente eu parei, pois ficaria preocupada ou me sentindo culpada se alguma coisa acontecesse com o bebê. Além do mais meus enjôos me deixam bastante indisposta e o friozinho desanima qualquer um, então, até a 12ª semana é repouso e repouso.

55 Kg - Que susto !

Esta semana fui a farmácia comprar mais um caixa de Utrogestan* e aproveitei para me pesar: 55 Kg...quase caí para trás. Obviamente logo tomei consciência e pensei: óbvio, estou grávida, quase no terceiro mês de gestação, comendo mais do que o normal e não fazendo exercícios. Aumentei 3 kg nos 3 primeiros meses de gravidez, o que pode é considerado normal. O mais estranho é que esá começando a surgir uma barriga mínima, mas que não existia, que me deixa muitíssimo feliz, mas ao mesmo tempo ainda não me faz parecer uma gestante. Estou sonhado em ter logo um barrigão !!!
A sensação de mal estar continua e o pior período é à noite, depois do trabalho quando chega em casa. Sinto fome, estou enjoada, então preciso me forçar a comer, pois sei que é necessário e importante para o bebê. Os enjoos são horríveis, mas não chego a vomitar (o que talvez seja pior).
Meu paladar mudou muito e como não posso mais comer algumas coisas, estou tendo que me reeducar e sabe o que mais está fazendo falta ? A incomparável COCA-COLA ZERO. Para suprir parcialmente meu vício estou me permitindo beber Coca-Cola normal (arghhh).
As frutas continuam sendo minhas grandes aliadas nesta fase, ao contrário das saladas que sempre fora imprescindíveis no meu cardápio, hoje estão passando longe.

P.S.: Obrigada por todas as mensagens que estou recebendo aqui no BLOG, é uma maneira de estar em contato com todas as amigas e primas que só poderão acompanhar minha gravidez de longe.

P.S. 1: Brasil Campeão !!!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Alimentação saudável e muita água

Nesta fase (e se possível durante toda vida) a alimentação deve ser muito saudável. O corpo sofre muitas mudanças e parece que precisamos estar preparadas para todas elas.
Além de não conseguir ficar mais do que 3 horas sem me alimentar (IMPOSSÍVEL), acrescentei várias frutas no meu cardápio - bergamota, laranja, maçã e banana - coisa que não fazia com freqüência.
Outro item importante é a ingestão de água, mesmo que isto resulte em inúmeras idas ao banheiro, devemos beber vários copos de água ao longo do dia. O médico explicou que a água é muito importante para o bom desenvolvimento do saco gestacional, então mais do que uma necessidade, é uma obrigação.
P.S.: a água pode ser substituída por chás

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Rumo à 9ª semana de gestação

Estou com 8 semanas de gestação, já iniciando a 9ª, e confesso que só penso em completar as 12 primeiras semanas para me sentir tranquila. Estou tomando o maior cuidado com tudo: esforço físico, stress, alimentação...TUDO MESMO, pois hoje o mais importante é a saúde e bem-estar do bebê.

Me sinto enjoada e tenho muita azia (fora que não posso fazer luzes no cabelo), mas tudo está valendo a pena. O médico disse que na 14 semana todos estes sintomas tendem a desaparecer.

Este bebê foi sonhado a vida inteira e é muito esperado por nós.

O coração bate forte - 136 bpm


domingo, 21 de junho de 2009